De prosperidade a paz e cura, as diversas variedades do milho são usadas para diferentes finalidade na umbanda e no candomblé
Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico do milho?
- Milho verde: Oxóssi, Ogum, Xangô, Iansã.
- Milho branco: Oxalá, Iemanjá e todos os orixás.
- Milho alho: Obaluaiê, Nanã e Oxum.
- Milho vermelho: Exu, Ogum.
Outros nomes populares:
- Milho verde: milho de galinha.
- Milho branco: milho de canjica.
- Milho alho: milho de pipoca.
- Milho vermelho: NA.
Nome yorubá:
- Milho verde: Àgbàdò, ìgbàdo, okà, yangan, erinigbado, erinká, eginrin, elépèè, ìjèéré.
- Milho branco: Àgbàdò funfun.
- Milho alho: NA.
- Milho vermelho: Àgbàdò pupa.
Nome científico:
- Milho verde: Zea mays L., Gramineae.
- Milho branco:
- Milho alho:
- Milho vermelho:
Elemento:
- Milho verde: Terra.
- Milho branco: Ar.
- Milho alho: Terra.
- Milho vermelho: Terra.
Classificação:
- Milho verde: Quente.
- Milho branco: Frio.
- Milho alho: NA.
- Milho vermelho: Quente.
Milho verde
O milho verde é fortemente associado a Oxóssi e aos caboclos. A eles são oferecidas as suas espigas e preparado o axoxô (milho cozido com lascas de coco e melado de cana).
As suas folhas podem ser usadas em banhos e defumações de prosperidade, fartura, abertura de caminhos, boa sorte, fertilidade e fecundidade.
A espiga é usada como um amuleto, com o objetivo de atrair fartura de alimentos. Ela é pendurada na porta da casa, da cozinha ou da copa. Isso é feito retirando metade da palha, que é usada para pendurar a espiga, deixando os grãos à mostra.
O milho torrado é usado para paralisar doenças.
As espigas cozidas não são oferecidas apenas a Oxóssi e aos caboclos. Também podem ser oferecidas a Iansã e Xangô Airá. A espiga crua é oferecida para Ogum, com objetivo de alcançar prosperidade (devido à sua capacidade de nascer em qualquer lugar e crescer rapidamente.)
Milho branco
Enquanto o milho verde é um vegetal com características ativas, de atração e movimentação, o milho branco é o contrário. Ele é apaziguador e calmante, usado para ter paz e suavidade.
Com ele, se faz a canjica (egbo, ebô) de Oxalá, Iemanjá e outros orixás. A água que sobra do cozimento da canjica é usada como um banho calmante e para a saúde.
No candomblé, o milho branco também é usado para fazer o acaçá oferecido a todos os orixás.
Milho alho
Milho alho é o nome do milho de pipoca. Quando estourado no azeite de dendê, costuma ser oferecido a Obaluaiê e Nanã. Em algumas tradições, também é oferecido a exus e pombagiras. E, embora não seja comum no Brasil, na iorubalândia, é usado para cobrir as oferendas de Ogum.
Milho vermelho
Mais difícil de ser encontrado, o milho vermelho é usado para fazer o acaçá vermelho de Exu e Ogum. Também pode ser usado para fazer o axoxô de Oxóssi. Na verdade, o milho correto para o axoxô é justamente esse. Na falta dele é que se usa o milho verde. Ele também entra na receita do aluá.
Em algumas tradições de umbanda e quimbanda, o milho vermelho é oferecido aos caboclos quimbandeiros.