Iorubalândia

0

Extensão territorial que abrange parte da Nigéria, do Benim e do Togo, em que vivem os africanos de etnia iorubá. Trata-se de um neologismo criado pelo antropólogo Pierre Fatumbi Verger.

Segundo o artigo “Velhos respeitáveis”: notas sobre a pesquisa de Manuel Querino e as origens dos africanos na Bahia, de Sabrina Gledhill:

“De acordo com o historiador nigeriano Biodun Adediran (1984), vários subunidades com diferentes costumes e subgrupos linguísticos já foram identifi cados na região conhecido hoje como “iorubálândia”, os principais sendo os iagba, owo, akoko, equiti, igbomina, ijesa, ife, ilaje e ondo, no leste; os oio, owu, egbado awori e ijebu no centro, e os sabe, anago, idaisa, manigri, isa e ana no oeste. A maioria dos subgrupos iorubanos seriam considerados grupos étnicos, uma vez que todos são politicamente centralizados. Outrossim, cada subgrupo se autoidentifica e é identificado por um nome específico e tem sinais diacríticos como escarifi cação e dialeto (subgrupo linguístico) próprio da língua iorubá. Mesmo assim, compartilham a tradição de que todos eram organizados sob a liderança de Ilê-Ifé em tempos remotos e mitológicos.”

Referência

“Velhos respeitáveis”: notas sobre a pesquisa de Manuel Querino e as origens dos africanos na Bahia – Sabrina Gledhill – 2010

Related verbetes

Comments