A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y Z

Abaçá

Abaçá é o salão das cerimônias públicas das religiões afro-brasileiras. Às vezes, o termo é usado como sinônimo de terreiro.

Abadá

Abadá é uma túnica branca e larga, com mangas cumpridas e cortes laterais até a cintura, usada em terreiros de religiões afro-brasileiras.

Abafamento

Abafamento é um tipo de trabalho espiritual para “amansar” pessoas consideradas inimigas ou que estão prejudicando alguém.

Abalá

No Brasil, parte do traje dos egunguns e também de Xangô.

Abeokutá

Abeokutá é uma cidade localizada no sudoeste da Nigéria, à margem do Rio Ògún e do estado de Ogun. Fica na fronteira com o Benin, 77 quilômetros ao norte de Lagos.

Abicô

Segundo Nei Lopes, abicô é uma aessoa que não pode ser raspada/ catulada, porque já nasce iniciada, com o “santo feito”. Muito confundido com abiku, que tem outro significado.

Abô

Abô é um banho feito de ervas maceradas que fica curtindo e fermentando na água das quartinhas dos orixás durante 21 dias.

Abomé

Foi uma cidade-estado, capital do Reino do Daomé. Fundada pelo povo fon, atingiu seu apogeu entre o fim do século XVII e começo do XVIII.

Abrir a gira

Começar ou abrir os trabalhos espirituais em um terreiro de umbanda ou quimbanda, após ter firmado as seguranças do terreiro.

Acará

Pedaço de algodão embebido em azeite de dendê ou álcool, que são acendidos para ficar em chamas. Termo usado principalmente no candomblé, mas também em outras religiões afro-brasileiras.