Uma das melhores folhas para descarrego e desobsessão, a aroeira deve ser usadas com cuidado devido à sua toxidade
Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico da aroeira?
Aroeira branca
Orisá: Exu, Ogum, Xangô, Iansã e Oxóssi.
Outros nomes populares: Aroeira-aroeirinha, aroeira-de-mangue, aroeira-de-fruto-branco.
Nome yorubá: Àjóbi Funfun, Àjóbi Jinjin (“Folha de distância”).
Nome científico: Lithraea molleoides (Vell.) Engler., Anacardiaceae.
Elemento: Fogo ou Terra, a depender do autor.
Classificação: Quente.
As aroeiras, sejam na sua variedade branca ou vermelha, são plantas excelentes para descarrego forte e afastar espíritos obsessores. Por isso, são muito usadas em bate-folhas, sacudimentos e defumações. É aplicada também para limpeza de assentamentos e objetos ritualísticos, assim como para benzimentos.
A variedade branca é também usada em banhos de descarrego, do pescoço para baixo. A variedade vermelha não é usada em banhos, pois é muito tóxica e pode causar reações alérgicas fortes na pele.
Na realidade, mesmo a aroeira branca pode causar um pouco de coceira na pele, dependendo da pessoa. Por isso, antes de tomar o banho dessa folha, é prudente jogar um pouco apenas em uma pequena parte do braço para ver se causa alguma reação. Se causar, melhor nunca tomar banho dela.
A aroeira branca pode ser identificada pela cor dos seus frutos, que são brancos, como está na foto no topo desta página.
Aroeira vermelha
Orixá: Exu, Ossaim e Ogum.
Outros nomes populares: Aroeira-comum, aroeira-vermelha, pimenteira-do-Peru
Nome yorubá: Àjóbi, Àjóbi Oilé, Àjóbi Pupá.
Nome científico: Schinus therebenthifolius Radd., Anacardiaceae.
Elemento: Terra.
Classificação: Quente.
Acredita-se que a aroeira vermelha pertença a Ogum de manhã e a Exu à tarde. Portanto, o horário da colheita de suas folhas é muito importante, pois altera o seu uso.
Nos candomblé de nação Ketu e Jeje, a aroeira vermelha é usada em sacrifícios de animais de quatro patas, para forrar o chão. Suas folhas também são usadas para vestir o orixá Ossaim.
Os galhos e folhas podem ser usados em sacudimentos e ebós. Não é uma folha apropriada para banhos, pois pode causar fortes irritações na pele, como dito anteriormente.