Folha-da-Costa (saião)

Folha-da-costa (saião): como usar em banhos na umbanda e no candomblé.

Uma das folhas mais usadas do candomblé, a folha-da-Costa é excelente para limpeza espiritual e harmonização, estimulando bons pensamentos

Aprenda qual é o uso espiritual e mágico da folha-da-Costa (saião)!

Orixá: Oxalá, mas é utilizada para todos os orixás, principalmente os funfun.

Outros nomes populares: saião, kalanchoe, kalandiva, folha grossa, paratudo, erva-grossa.

Nome yorubá: Òdúndún (“bate e faz eco”).

Nome científico: Kalanchoe brasiliensis Camb., Crassulaceae; Kalanchoe crenata (Andr.) Haw.

Elemento: Água.

Classificação: Fria.

É uma das folhas mais usadas no candomblé, a folha-d-costa (também conhecida como saião) é adotada em diversas ritualísticas. Por exemplo, é usada na iniciação (feitura-de-santo), no banho de abô e em oferendas para Oxalá. Com essa folha cobrem-se os olhos de pombos, cágados, patos e galinhas d´Angola na hora do sacrifício para que não vejam a morte chegar.

Junto a outras folhas, é usada para lavar os olhos e os búzios de sacerdotes que irão utilizar o jogo de búzios. Também é usado na iniciação de Ifá (itefá) para lavar os olhos de quem irá olhar dentro do Igbadù.

É uma folha calmante e equilibradora por excelência. Harmoniza os pensamentos e as emoções, evita a ansiedade e a angústia. Estimula a paz e a tranquilidade. Muito apropriada para amacis.

Excelente para banhos de limpeza espiritual e harmonização, podendo ser usada sozinha ou em conjunto a outras folhas. Também é apropriada para banhos e trabalhos de prosperidade.

Foto: Mundo Ecologia.