Levante: como usar em banhos na umbanda e no candomblé. Caminhos do Axé.

Folha usada para todos os orixás, o levante é estimulante, harmonizador e atrator de coisas boas

Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico do levante?

Orixá: Principalmente, Oxum e Iemanjá. Mas também é usada para Oxalá e todos os orixás.

Outros nomes populares: alevante,hortelã-levante, alevante-miúda, hortelã-silvestre, hortelã-do-mato.

Nome yorubá: Eré Tuntún.

Nome científico: Mentha citrata L., Labiatae.

Elemento: Água.

Classificação: Fria.

O levante é uma espécie de menta, uma hortelã de folha grande, lisa e muito aromática. Ela é mais difícil de encontrar do que a hortelã comum e pode ser substituída por ela na maioria dos casos.

É uma folha equilibradora da cabeça, dos pensamentos e das emoções. Assim, é usada para tratar traumas e choques emocionais, assim como insônia e nervosismo. Naturalmente, é também uma folha muito adequada para obrigações de cabeça e amaci.

É também ótima para banhos de limpeza espiritual e usada no banho de abô.

Uma das suas características mais marcantes é ser uma folha muito estimulante (mais do que a hortelã). Ela potencializa o axé das outras folhas, quando usada em conjunto em banhos, defumações ou lavagens de chão.

Também potencializa a energia de quem a usa e estimula a força de vontade. Como boa folha estimulante, também atrai boas energias e abre caminhos.

O levante pode substituir qualquer folha em banhos de purificação, caso falte alguma, para dar o número correto de folhas (geralmente três, cinco ou sete).

No candomblé, também é usada para lavar o jogo de búzios.

É considerada uma folha principalmente de Oxum e Iemanjá. Mas também está relacionada a Oxalá e a todos os orixás. Por isso, na umbanda, pode ser usada para todas as linhas.