Ervas

Arruda

0

Para descarrego, proteção e benzimentos, arruda é uma escolha certeira em trabalhos espirituais

Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico da arruda?

Orixá: Exu. Ou Xangô, segundo Adriano Camargo. Há também quem considere de Ogum ou de Oxóssi.

Outros nomes populares: Arruda-doméstica, Arruda-dos-jardins, Arruda-fedorenta, Ruda, Ruta-de-cheiro-forte.

Nome yorubá: Atopá Kun

Nome científico: Ruta graveolens L., Rutaceae

Elemento: Fogo

Classificação: Quente

Popularmente conhecida como uma planta que corta o “mau-olhado”, a arruda é uma das principais folhas usadas para limpeza profunda e descarrego dos filhos de fé. Tem um grande poder de purificar energias muito densas, sejam provenientes de espíritos obsessores, demandas, ambientes carregados ou qualquer outra origem. Essa limpeza também ajuda a aliviar traumas e choques emocionais.

É também uma importante folha de proteção espiritual e o seu aroma afasta espíritos negativos. O simples ato de andar com um ramo dela já proporciona mais segurança contra males espirituais e energéticos. Além disso, é possível confeccionar amuletos, cruzes, figas e patuás com a sua madeira.

Um vaso de arruda pode ser usado para proteger um ambiente e, nesse caso, o melhor é deixá-lo próximo da porta de entrada da casa, embora nada impeça de colocar em outros cômodos também. Quando o ambiente fica muito carregado, a arruda morre. Nesses casos, a planta se sacrificou para manter o ambiente equilibrado. Mas é um ponto de alerta: aproveite para fazer uma defumação de limpeza e outra de harmonização no ambiente. Em seguida, plante um novo vaso de arruda.

Também é uma planta muito usada em benzimentos. Nos terreiros de umbanda, é bastante comum ver os pretos-velhos usando ramos de arruda para dar passes nos consulentes, aliviando os seus males.

Muito usada em banhos e defumações, mas também pode compor um bate-folhas ou outros procedimentos espirituais com ervas.

É uma planta tóxica e por isso não deve ser usada em chás. Principalmente por mulheres grávidas, pois tem propriedades abortivas. Embora seja raro, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ao usá-la em banhos. Caso você sinta coceira ou algum outro tipo de reação, não a use mais em banhos.

Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!

Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.

Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!

Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.

Espada de São Jorge

Previous article

Barba de velho

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *