Com sementes que se usam para confeccionar guias de contas, as folhas de Lágrima-de-Nossa-Senhora podem ser usadas em banhos de Oxóssi e Iemanjá
Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico da Lágrima-de-Nossa-Senhora?
Orixá: Oxalá, Iemanjá, Ossaim e Oxóssi.
Outros nomes populares: capim-de-Nossa-Senhora, capim-de-conta, capim-rosário, lágrima-de-jó.
Nome yorubá: Ewé ojú omí.
Nome científico: Coix lacryma-jobi L., Poaceae (Gramineae).
Elemento: Água.
Classificação: Fria.
No candomblé, as folhas são usadas para banhos dos filhos de Iemanjá e Oxóssi. Já no batuque gaúcho, pertence a Oxalá e todas as iabás e pode ser usada para lavar os búzios.
Na umbanda, as suas sementes são muito usadas para se confeccionar rosários e terços de pretos-velhos, assim como guia de contas de caboclos (pois muitas etnias indígenas brasileiras as usam em colares). No culto da jurema (catimbó), as sementes também são usadas para confeccionar os colares de caboclos e mestres.
Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!
Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.
Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!
Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.