Atim

0

Atim é o mesmo que pó.No candomblé, em Ifá e na Religião Tradicional Iorubá, são usados diversos tipos de pó, que podem ser feitos de ervas secas trituradas, elementos minerais e ossos de animais sacrificados no terreiro. Usados para diversas finalidades diferentes, como abertura de caminhos ou fechamento de corpo.

Na umbanda, usa-se o pó de pemba, geralmente feito de pemba ralada, misturado a ervas e resinas trituradas. A rigor, o pó de pemba é um atim, embora esse termo normalmente não seja usado na religião.

Etimologia

Do ewe-fon, àtín ou àtínsá, quer dizer feixe de folhas rituais.

Segundo o Glossário de Bantuísmos Brasileiros Presumidos, outra possibilidade é que seja um termo de origem banto, com vários significados, como: “árvore, vegetação, mato”, assim como “ervas ou folhas consagradas à divindade”, “quintal onde se encontram os santuários e árvores sagradas do terreiro” ou “pó medicinal de uso ritual feito de folhas secas maceradas ou torradas”.

Referência

Elebo – Magias e oferendas afro-brasileiras – Isis – 2013

Tudo o que você precisa saber sobre umbanda – Volume 2 – Janaína Azevedo – Universo dos Livros

Glossário de Bantuísmos Brasileiros Presumidos – Geralda de Lima V. Angenot, Jean-Pierre Angenot e Jacky Maniacky – 2013

Related verbetes

Comments