Sálvia é a folha da sabedoria e da tomada correta de decisões
Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico da sálvia?
Orixá: Principalmente, Oxalá. Segundo Adriano Camargo, pertence também a Obaluaiê e Nanã.
Outros nomes populares: salva, salva-das-boticas, salva-dos-jardins, chá-da-frança, erva-sagrada, chá-da-grécia
Nome yorubá: Ikiriwí
Nome científico: Salvia officinalis L., Labiatae
Elemento: Água
Classificação: Fria
Excelente folha para defumações. Além de proporcionar uma purificação leve e atmosfera espiritual para o ambiente, não é necessário carvão para queimá-la. Basta colocar um punhado em um recipiente apropriado e usar um fósforo ou isqueiro. Convém usar um leque, pena ou outro objeto para abaná-lo.
Também usada em banhos, proporciona sabedoria, serenidade, autoconfiança, assim como a capacidade de tomar boas decisões e realizar desejos. Também é útil para a limpeza de energias negativas. Entra nos banhos de cabeça (amaci) para filhos de todos os orixás.
Também pode ser usado na receita de fumos para os caboclos, pretos-velhos e mestres juremeiros. Por exemplo, misturada a tabaco, alecrim etc.
Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!
Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.
Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!
Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.