Ervário do Axé

Aprenda o uso espiritual das
folhas e ervas na umbanda

Caminhos do Axé oferece aos seus leitores esse ervário espiritual, um compêndio com as principais plantas usadas na umbanda.

Quer saber a qual ou quais orixás cada erva pertence e quais são os seus usos em banhos, defumações, bate-folhas etc.? Então você está no lugar certo!

Esse compêndio não é exaustivo e, com certeza, sempre faltarão muitas folhas a serem explicadas aqui. É claro que sempre haverá usos dessas plantas que não estão aqui descritos, pois descrevemos apenas o principal. Além disso, alguns dos verbetes não se referem a estritamente a folhas, mas também a outros elementos do reino vegetal, como raízes, tubérculos, frutos e cascas.

Diferentes autores podem ter divergências sobre algumas informações. Como, por exemplo, em relação a qual ou quais orixás cada folha pertence. Em algumas descrições, damos duas ou três relações diferentes de orixás, de acordo com cada autor. Não há verdade absoluta, mas conhecimentos que se somam.

IMPORTANTE: Sempre que estiver em dúvida sobre o uso de determinada folha, consulte o seu dirigente espiritual. Ele que saberá melhor lhe orientar dentro da sua tradição e doutrina.

Índice do ervário

Bibliografia

Muitos materiais foram consultados para se criar esse ervário. Os três primeiros foram os principais. Futuramente, iremos incluir outras referências bibliográficas.

Ewé Òrìsà: Uso Litúrgico e Terapêutico dos Vegetais nas Casas de Candomblé Jêje-Nagô. Autores: José Flavio Pessoa de Barros e Eduardo Napoleão. Editora: Bertrand Brasil.

Rituais Com Ervas: banhos, defumações e benzimentos. Autor: Adriano Camargo. Editora: O Erveiro.

A Magia das Folhas: 365 plantas e seus poderes. Autor: Diego de Oxóssi. Editora: Arolê Cultural.

Elebo – Magias e oferendas afro-brasileiras. Autor: Fernandez Portugal Filho – Editora Isis – 2013