Otacílio Charão

0

Otacílio Charão foi o fundador do primeiro terreiro de umbanda do Rio Grande do Sul, o Centro Espírita Reino de São Jorge, inaugurado em 1926.

Natural de Santa Maria (RS), ingressou na na Marinha Mercante, por volta de 1916. Nos 10 anos seguintes, o trabalho o levou a viagens pela África. Em 1926, abandona a sua carreira na marinha e se estabelece na cidade de Rio Grande (RS), aonde abre uma loja de doces e balas e o seu terreiro, no qual trabalha com as entidades preto-velho Girassol e caboclo Viramundo. Seu terreiro é registrado oficialmente apenas em 1932.

Não se sabe ao certo como se deu o desenvolvimento mediúnico de Otacílio Charão na umbanda. Renato Guimarães, do site Registros de Umbanda, especula que tenha viajado ao Rio de Janeiro em seu período na Marinha Mercante e que tenha tido contato com a Tenda Espírita Mirim, de Benjamim Figueiredo. A especulação se deve ao fato de que a doutrina e ritual do Centro Espírita Reino de São Jorge aparentemente era muito parecida com o da TEM.

Referência

A morte branca do feiticeiro negro – Renato Ortiz – Editora Brasiliense

Ceremonias de Umbanda Cruzada – Bayo Editorial – 2003

Registros de Umbanda

Related verbetes

Umbanda cruzada

Next article

Comments