Padê
Rito realizado no início das cerimônias do candomblé, em que são propiciados o orixá Exu e outros seres espirituais, como as Ìyámi e os Essa, com o objetivo de dinamizar, armazenar e dirigir as energias do terreiro.
Pai Adão
Nome pelo qual ficou conhecido Filipe Sabino da Costa (1877-1936), cujo nome iniciático era Opa Uatanan. Foi babalorixá do terreiro do Sítio da Água Fria, em Recife, PE.
Pai Nosso da Umbanda
O Pai Nosso é uma das orações mais usadas pela umbanda nas aberturas de suas giras (sessões de atendimento), geralmente junto ao Ave Maria e à Prece de Cáritas.
Pajelança
A pajelança não se trata de uma religião de matriz africana, mas vale mencioná-la, pois influencia muitas religiões afro-brasileiras, ou é influenciada por elas.
Pano da Costa
Na umbanda, é chamado também de toalha ou toalha de pescoço, e é usado para envolver as guias (colares de contas) dos médiuns, para bater cabeça no congá e secar o suor da entidade incorporada no médium. Muitas vezes, os chefes dos terreiros as usam sobre os ombros.
Pano de cabeça
Segundo Evandro Mendonça, na umbanda o pano de cabeça: “É usado pelos médiuns no dia de cruzamento ou reforço e nos dias de obrigações no terreiro com a finalidade de proteger a cabeça do médium.
Para-raio
Segundo Ademir Barbosa Junior: “Local (sob o congá) para descarga de energias negativas que ocorram durante as sessões.
Paramentas e vestimentas dos orixás no candomblé
No candomblé, é comum vestir os orixás incorporados com roupas e paramentas simbólicas que explicam as características e histórias de cada um dessas divindades. Aqui explicamos algumas delas. Abebê Abebê é um leque de metal em forma circular, com guizos, usado pelas Iabás (orixás femininos) Oxum e Iemanjá. Quando feito de latão, pertence a Oxum. […]
Parati
O mesmo que cachaça ou marafo. O nome provém da antiga marca de aguardente Parati.
Pataco
O mesmo que dinheiro. Também se diz ococí ou maguê.