Babaçuê
Babaçuê é uma religião afro-ameríndia sincrética praticada no norte e no nordeste do Brasil, principalmente no Pará e no Maranhão.
Baburu
Baburu é a “curvatura reverente dos participantes do padê. Do iorubá, búrubúru, ‘humildemente’, ‘reverentemente’.”
Bacongos
Os bacongos são um grupo etnolinguístico banto, assim como o povo da bacia do rio Congo. O mesmo que muxicongos.
Bacuro
Em antigos cultos bantos brasileiros, “bacuro” era o nome de uma classe de espíritos da natureza que jamais encarnaram. Também pode-se escrever “baculo”.
Baiana
Baiana é a vestimenta feminina usada no candomblé.
Balê
Balê é o local em que se cultuam os ancestrais (egunguns) em um terreiros de candomblé Ketu e Jeje, ou do xangô pernambucano. Fica retirado, fora do barracão.
Balé de Exu
Balé de Exu é o local em que se cultuam as almas em terreiros de quimbanda do Rio Grande do Sul, no qual é feito um buraco, denominado Buraco das Almas.
Bandeira da Umbanda
Já foram idealizadas duas bandeiras da umbanda, com o objetivo de serem reconhecidas por todos os umbandistas. Vamos conhecê-las?
Banha de Ori
Banha de ori é uma gordura vegetal obtida pelo processamento das amêndoas do fruto de uma árvore africana chamada “emi” ou “carité” (Vitellaria paradoxa)
Banto
Banto é uma etnia africana a qual pertenciam muitos escravos na época do Brasil colonial, chamados de angolas, congos, cabindas, benguelas, moçambiques etc.