Ponteiros

0
Ponteiros são usados na umbanda e na quimbanda

Ponteiro usado na umbanda e na quimbanda

Ponteiros, ou ponteiras, são pequenos punhais muito usados na umbanda e na quimbanda para diversos fins, especialmente em trabalhos com exus e pombagiras (mas não limitados a eles).

São usados para firmar trabalhos espirituais. Durante uma gira, uma entidade também pode arremessar um ponteiro sobre uma tábua de madeira, em que pode ter sido desenhado um ponto riscado. Se o ponteiro fincar na madeira, significa que há firmeza na corrente mediúnica. Ponteiros também são usados em trabalhos de proteção espiritual. Também podem fazer parte de assentamentos de entidades de esquerda.

Segundo Altair Pinto: “Pelo poder que tem o aço em captar as forças vivas da natureza, inclusive os fenômenos atmosféricos, onde entra a questão da eletricidade; o ponteiro representa a atração das forças espirituais, tal como um ímã que é utilizado como fonte criadora de energia elétrica. O ponteiro atirado sobre um ponto riscado, simboliza a firmeza de uma irradiação espiritual, onde são encarados vários pontos de vista, como os seguintes: O apoio e união das forças espirituais; A vibração dos elementos que concorrem para o êxito dos trabalhos; A magia que se opera na evolução das entidades espirituais; A boa ou má aceitação que possam ter as entidades máximas que recebem as vibrações do plano material, em perfeita harmonia com os planos espirituais; A repercussão futura que ocasionará na existência dos seres humanos, após a terminação dos trabalhos etc. Etc.”

Referência

Dicionário da Umbanda – Altair Pinto – Editora Eco

O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda – Leal de Souza – 1933

Related verbetes

Ponto de fogo

Next article

Comments