Jogo de búzios de exu

0

Jogo de búzios de exuO jogo de búzios de exu é um oráculo usado em algumas vertentes de quimbanda, em especial em terreiros no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. É pouco conhecido em outras regiões.

Como o próprio indica, trata-se de uma adaptação do conhecido jogo de búzios, usado pelo candomblé, batuque, tambor de mina, religião tradicional yorubá, entre outras vertentes religiosas de matriz africana. Contudo, as forças espirituais que respondem nesse oráculo não são os tradicionais orixás. Em vez deles, quem respondem são as entidades espirituais conhecidas como exus e pombagiras. Além disso, não há leituras por odus (como são chamadas as caídas de búzios no candomblé).

Existem várias diferentes versões do jogo, que usam 4, 7, 8 ou até mesmo 21 búzios, de acordo com a tradição de cada terreiro.

O jogo de búzios de exu exige iniciação na quimbanda e não pode ser praticando por quem não é quimbandeiro de fato e de direito. Além disso, o direito para jogá-lo é liberado quando o quimbandeiro é considerado pronto para isso e não para todos os iniciados. Ou seja, não é um oráculo que se aprende em livros, com amigos ou em cursos, mas tem um fundamento religioso que exige iniciação e aprendizado de boca para ouvido.

Referência

[eafl id=”3377″ name=”Desvendando Exu” text=”Desvendando Exu – O Guardião dos Caminhos – Diego de Oxóssi – Edição do Autor (1a edição)”]

Related verbetes

Pontos riscados

Next article

Comments