Neste domingo (9) por volta das 21h, a modelo, repórter e empresária brasileira, Juju Salimeni, postou em sua conta no Instagram uma foto que a mostra em um terreiro de candomblé. A modelo faz parte da religião há cerca de 20 anos. Como é comum acontecer com figuras públicas nesses casos, choveram ataques preconceituosos e intolerantes na sessão de comentários.
Veja o post no link: https://www.instagram.com/p/CjgwrSIOqv0/
Entre os comentários que espalham ódio, alguns dizem coisas como:
“Palhaçada viu 😢”
“Não sabia disso, admirava muito vc”
“Da medo só de olhar! Deus é mais!”
“Ta repreendido em nome de jesus. Deixando de seguir a macumbera em.1.2.3”
“Vixi a mulher é maior macumbeira 😢 tá repreendido”
Também apareceram apoiadores, tanto praticantes de umbanda e candomblé, como católicos e evangélicos.
“Juju eu sou evangélica e respeito sua religião e respeito você , continuarei te admirando 😻❤️”
“Ela nem vai dormir pensando em quantos vão deixar de seguir pela sua religião, se fosse ela eu pensaria “que livramento”, gente preconceituosa, que não tem amor no coração é melhor ter distância mesmo. Afinal se realmente seguissem o que Jesus queria iriam saber o mais simples “amar o próximo”.
“Gente quanta intolerância! Quantos comentários preconceituosos, não frequento essa religião, mas respeito, pq o amor e respeito e a base de tdo, e assim seguimos a palavra de Jesus!”
“Eu sou cristã e sinceramente acho um absurdo as pessoas comentarem “tá repreendido” repreendido o que gente? Que falta de respeito com as pessoas.. cada um faz suas escolhas e vive suas crenças de acordo com o que se sente bem, pelo menos deveria ser assim né? Sejam felizes e parem de se meter na vida alheia se não for pra ajudar ou levar uma boa palavra.. calem-se.”
“Somosssss Macumbeiros simm !!!!e saiam da frente com seu preconceito ,que nós vamos passar com nosso Axé!🙌”
Ninguém deveria ser constrangido ao expôr a sua religião. O Brasil ainda é um país laico e a liberdade religiosa é garantida pela Constituição Brasileira.
Além disso, como lembrou nos comentários a influencer Clara Sodré: “Aos desavisados dos comentários: No Brasil, a Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei n.º 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.”
À Juju Salimeni damos todo o nosso apoio. Que continue a sua caminhada na religião e nunca tenha medo de afirmar e mostrar que é praticante do Candomblé.