Tabaco
O tabaco é largamente usado na umbanda, quimbanda, jurema/ catimbó e outras religiões afro-brasileiras de cunho mediúnico.
Tapete
Segundo Ademir Barbosa Junior: “Prática hoje em desuso de que algumas casas se valiam para provar que o médium realmente estava incorporado: colocavam-se cacos de vidro no chão, à maneira de um tapete, onde o médium andava ou rolava o corpo sem se machucar.”
Tata-de-inquice
Como são chamados os pais de santo no candomblé de Nação Angola.
Tenda de Umbanda Oriental
Foi o terreiro de W.W. da Matta e Silva, fundador da umbanda esotérica e importante autor umbandista, localizado na cidade de Itacuruçá, no Rio de Janeiro. Também conhecida como T.U.O.
Tenda Mirim
Terreiro de umbanda fundado em 1924 pelo médium Benjamim Gonçalves Figueiredo, que foi filho de santo do próprio Zélio Fernandino de Moraes, fundador da umbanda.
Toalha
Na umbanda, a toalha é um objeto ritualístico importante.
Toalha de Batismo
Tolha pequena e branca usada no ritual de batismo de criança ou adulto na umbanda.
Toques de atabaque
No candomblé, na umbanda e em outras religiões afro-brasileiras adotam-se os atabaques para acompanhar os ritos religiosos. Esses instrumentos são tocados em diversos ritmos, ou toques, cada um com um propósito e um significado. Aqui vamos explicar alguns deles. Adarrum Toque acelerado, forte, contínuo e uníssono de atabaques e agogôs. Usado para chamar orixás e […]
Toré
O toré é uma religião que sincretiza elementos africanos, indígenas, espíritas e católicos. Sua principal influência é indígena, podendo ser considerada um tipo de pajelança.
Tronqueira
Nos terreiros de umbanda, tronqueira é muitas vezes o mesmo que Casa de Exu, às vezes também chamado de Cabala de Exu.