Ora yeye o
Saudação a Oxum usada no Brasil. Na iorubalândia, diz-se “Ore yeye o”.
Orin
Cantigas religiosas em iorubá para os orixás.
Orixá
Os orixás são as divindades do povo iorubá, cujo culto foi trazido ao Brasil pelos escravos nagô (como eram conhecidos os iorubás em nossa terra), e representam ancestrais divinizados, forças da natureza e, mais raramente, representações zoomórficas.
Orixá Malet
Entidade que incorporava no médium fundador da umbanda, Zélio Fernandino de Moraes. Passou a se manifestar a partir de 1913, 5 anos após a fundação da religião pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas.
Orixás funfun
Orixás funfun significam, literalmente, “orixás do branco”. Para a cultura iorubá, são os orixás relacionados à criação e que só usam a cor branca, como Oxalá e Iemanjá.
Orixás Maiores
Como são chamados, na umbanda, os orixás africanos cultuados na religião, integrantes da chamada Suprema Corte de Aruanda.
Orixás Menores
Como são chamadas as entidades espirituais de direita na umbanda, ou seja, caboclos, pretos-velhos, erês etc., para distingui-los das divindades iorubás cultuadas na religião, chamados Orixás Maiores (Oxalá, Iemanjá, Ogum etc.), que integram a Suprema Corte de Aruanda.