A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Galinha D´Angola

Ave muito usada no culto a orixá, seja no candomblé ou na Religião Tradicional Iorubá.

Ganzá

Ganzá é um instrumento de percussão. Tipo de chocalho, geralmente feito de um metal laminado e de forma cilíndrica, contendo em seu interior sementes secas, pequenos seixos ou pedaços de chumbo.

Garapa

Caldo de cana. Serve de oferenda a caboclos e boiadeiros, podendo ser distribuído nas suas festas, bem como nas de Oxóssi.

Garrafada

Garrafadas foram sempre um recurso da medicina popular em regiões do país mal servidas pela medicina convencional.

Gira

Na umbanda e na quimbanda, é como se chamam as sessões públicas de atendimento, em que guias incorporam em seus médiuns para aplicar passes, aconselhar e fazer trabalhos espirituais.

Gira de desenvolvimento

Na umbanda, são sessões restritas ao corpo mediúnico do terreiro, em que se fará o desenvolvimento mediúnico, tanto dos médiuns mais novos, quanto dos mais antigos (uma vez que o desenvolvimento nunca acaba).

Gozim

Gozim é uma jarra ou quartinha que contém água do mar, usada para purificação e no culto do vodum Agbê, no candomblé de nação Jeje.

Guerreiros do Axé

Guerreiros do Axé, fundado em 2005, é um movimento que busca o reconhecimento social e representatividade política para as religiões de matriz africana.

Guia de cabeça

Também chamado chefe de cabeça, guia de frente ou pai de cabeça.

Guias espirituais

Também chamados de entidades, guias espirituais são espíritos desencarnados que possuem elevado grau de sabedoria, conhecimento e poder, e que incorporam em seus médiuns para trabalhar em terreiros para a prática da caridade.