Cocar
Na umbanda, costuma ser usado como indumentária para os caboclos.
Colar de guia
Também chamado de colar de contas, guia de contas ou simplesmente guia. Colar feito de miçangas, contas de porcelana, cristal, sementes, pedras e outros elementos.
Comadre
Termo carinhoso pelo qual se chamam as entidades conhecidas como pomba-giras. Os exus, por sua vez, são chamados de “compadres”.
Comida de santo
Comida de santo são as comidas que servem de oferenda a orixás em religiões afro-brasileiras como o candomblé e o batuque. Na umbanda, também são chamadas assim as comidas usadas como oferendas a entidades espirituais, como caboclos, pretos-velhos, exus etc.
Compadre
Nome carinhoso pelo qual são chamados os guias espirituais conhecidos como exus. As pombagiras, por sua vez, são chamadas de “comadres”.
Condensador fluídico
Segundo Altair Pinto: “É uma solução aquosa ou oleosa que tem a capacidade de aumentar e acumular a força fluídica que os médiuns recebem durante os trabalhos de terreiro.
Congá
Congá é o altar dos terreiros de umbanda. O mesmo que gongá.
Congá Vivo
Segundo Ademir Barbosa Junior: “Consiste na montagem de um altar (congá) em que atores interpretam os Orixás tais quais são representados e/ou sincretizados na Umbanda.
Contra-egum
Uma trança feita de palha da costa (originária da costa da África) e amarrada nos braços ou nas pernas, com o objetivo de afastar maus espíritos (ou mesmo qualquer tipo de espírito, independentemente do seu caráter).
Corredor de gira
Pessoa que “corre gira”, isto é, frequenta vários terreiros. Muitas vezes, o termo é usado pejorativamente.