Aganju
No candomblé, Aganju é uma das qualidades de Xangô. Na Religião Tradicional Iorubá, é um orixá representado pelos vulcões.
Agemo
Para o povo iorubá, Agemo é um camaleão servo de Olorum (Deus). Carrega mensagens entre Olorum e os orixás.
Agô
Dizer “agô!” significa pedir licença ou permissão respeitosamente. É usado também para pedir proteção às entidades espirituais. Corresponde em algumas situações ao nosso “desculpe” ou “licença”.
Agô-lonã
Interjeição para se pedir licença a Exu para cruzar um caminho.
Agogô
Instrumento musical de origem africana, o agogô é composto por duas campainhas de ferro de tamanhos diferentes, batendo-se sobre as mesmas com uma haste de metal.
Água das Sete Procedências (Sete Águas)
Mistura de água de sete origens diversas, usada em trabalhos espirituais. As procedências podem ser, por exemplo: mar, rio, chuva, mina, lagoa, cachoeira etc.
Água fluidificada
É a água que recebeu vibrações de guias espirituais e que, assim, adquiriu propriedades espirituais que a água comum não tem.
Águas de Oxalá
Águas de Oxalá é uma cerimônia de purificação e abertura do tempo sagrado, que acontece na última sexta-feira de agosto ou setembro.
Aguidavi
Nome dado nos candomblés Kétu e Jeje às baquetas feitas de pedaços de galhos de goiabeiras ou araçazeiros, que servem para percutir os atabaques.