Faculdade de Teologia de Umbanda

0

Fundada em 2004, a Faculdade de Teologia de Umbanda (FTU), em São Paulo, oferece o curso de Bacharelado em Teologia, com duração mínima de quatro anos, reconhecido pelo MEC. Oferece também cursos de extensão e coordena produção acadêmica e cultural.

O objetivo da FTU não é formar sacerdotes, mas teólogos. Quem esclarece isso é Pai Rivas Neto (Arhapiagha), fundador e primeiro diretor da instituição:

“(…) Grassando que todas as Escolas umbandistas têm a mesma importância, tomamos para nós a tarefa de fundarmos uma instituição de Ensino Superior regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, fundamos em 2004 a primeira Faculdade de Teologia do mundo com ênfase nas Religiões afrobrasileiras ou Umbanda, cuja missão é formar teólogos umbandistas ou das religiões afro-brasileiras. O MEC permite que as faculdades de teologia formem sacerdotes, mas entendemos que, pela tradição, o sacerdote deve ser formado no templo, tendo uma vivência mínima que varia de sete a dezesseis anos, por isso não formamos sacerdotes na FTU, mas teólogos”.

Referência

Livro Essencial de Umbanda – Ademir Barbosa Junior.

Related verbetes

Família de santo

Next article

Comments