A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Umbanda

A umbanda é a mais popular e conhecida religião afro-brasileira, presente em todo o território nacional, tendo surgido no começo do século 20, mais precisamente em 1908, em Niterói-RJ.

Umbanda branca

Uma das vertentes de umbanda, também chamada de Linha Branca de Umbanda, termo cunhado por Leal de Souza, primeiro autor umbandista, filho de santo de Zélio Fernandino de Morais e primeiro dirigente da Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição.

Umbanda Cristã

Segundo Alexandre Cumino: “A Umbanda, fundada no dia 15 de Novembro de 1908, tem no Caboclo das Sete Encruzilhadas a entidade que lançou seus fundamentos básicos, logo na primeira manifestação esta entidade já esclareceu que havia sido, em uma de suas encarnações, o Frei Gabriel de Malagrida, um sacerdote cristão queimado na “Santa Inquisição”, por […]

Umbanda cruzada

Umbanda com maior influência africanista, do candomblé ou de outro culto de nação (como o Batuque, no Rio Grande do Sul).

Umbanda de Caboclo

Segundo Alexandre Cumino: “É uma variação de Umbanda onde prevalece a presença do caboclo, muitas vezes acreditando que a Umbanda é antes de tudo a prática dos índios brasileiros revista pela cultura moderna e doutrinada com conceitos que foram sendo absorvidos com o tempo.

Umbanda de Jurema

Segundo Alexandre Cumino: “No nordeste existe um culto popular chamado Catimbó ou Linha dos Mestres da Jurema, que combina a cultura indígena com a cultura católica, somando valores da magia europeia e de quando em vez algo da cultura afro.

Umbanda Eclética

Segundo Alexandre Cumino: “Chama-se de Eclética a Umbanda que mistura de tudo um pouco fazendo uma bricolagem de Orixás com Mestres Ascensionados e divindades hindus por exemplo.

Umbanda Esotérica ou Iniciática

Nomes adotados para diferentes vertentes de umbanda em que há graus iniciáticos para o desenvolvimento mediúnico e forte influência do esoterismo ocidental (e um pouco do oriental) em suas doutrinas.