Macaia
O mesmo que mata ou floresta.
Macumba carioca
Macumba é um termo geralmente pejorativo, como pessoas preconceituosas e sem conhecimento se referem genericamente a todas as religiões de matriz africana. Quase sempre, o termo é usado como sinônimo de “religião do mal”, “culto a demônios” ou “magia negra”. Especificamente “macumba carioca” é o nome que acadêmicos e estudiosos deram a expressões religiosas de […]
Mãe Agripina
Nome pelo qual ficou conhecida Agripina Souza (1890-1966). Nascida e falecida em Salvador, Ba, foi ialorixá do ramo fluminense do tradicional terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Coelho da Rocha, município de São João de Meriti, RJ.
Mãe Aninha
Nome pelo qual foi conhecida Eugênia Anna dos Santos (Oba Biyi), filha de africanos e famosa ialorixá baiana de candomblé Ketu, que viveu entre 1869 e 1938, em Salvador.
Mãe Apolinária
Foi uma mãe de santo nascida em 1912, em Tubarão, SC, e radicada em Porto Alegre, RS.
Mãe Beata de Iemanjá
Nome pelo qual ficou conhecida a ialorixá Beatriz Moreira Costa. Nascida em 1931, em Salvador, BA, faleceu em 27/05/2017, em Nova Iguaçu, RJ.
Mãe do ouro
Um dos títulos da Iyabá Oxum, que evidencia a sua ligação com a prosperidade.
Mãe d´água
Uma das traduções da entidade espiritual tupi Iara. Por sincretismo, um dos títulos de Iemanjá.
Mãe-Criadeira
No candomblé, refere-se à ebomi encarregada de cuidar de quem está recolhido no terreiro, em seu processo de feitura de santo.
Maionga
Segundo Câmara Cascudo: “Maionga. Ou maiongá é o banho pela madrugada, tomado pela filha-de-santo, durante o curso de sua iniciação, numa fonte mais próxima do candomblé.