A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Abaçá

Abaçá possui dois significados: O salão das cerimônias públicas das religiões afro-brasileiras. Às vezes, o termo é usado como sinônimo de terreiro, templo, tenda etc.

Abadá

Abadá é uma túnica branca e larga, com mangas cumpridas e cortes laterais até a cintura, usada em terreiros de religiões afro-brasileiras. Pode ter bordados no pescoço e no peito.

Abafamento

Abafamento é um tipo de trabalho espiritual para “amansar” pessoas consideradas inimigas ou que estão prejudicando alguém.

Abalá

No Brasil, parte do traje dos egunguns e também de Xangô.

Abeokutá

Cidade localizada no sudoeste da Nigéria, à margem do Rio Ògún e do estado de Ogun. Fica na fronteira com o Benin, 77 quilômetro ao norte de Lagos.

Abicô

Segundo Nei Lopes, abicô é uma aessoa que não pode ser raspada/ catulada, porque já nasce iniciada, com o “santo feito”. Muito confundido com abiku, que tem outro significado.

Abô

Abô é um banho feito de ervas maceradas que fica curtindo e fermentando na água das quartinhas dos orixás durante 21 dias. Pode ser misturada a outros ingredientes, como obí, orobô, azeite, mel e sangue de animais sacrificados. Muito usado no candomblé e, também, em alguns terreiros de umbanda.

Abomé

Foi uma cidade-estado, capital do Reino do Daomé.

Abrir a gira

Abrir a gira significa começar ou abrir os trabalhos espirituais em um terreiro de umbanda ou quimbanda, após ter firmado as seguranças do terreiro.

Acará

Acará é um pedaço de algodão embebido em azeite de dendê ou álcool, que são acendidos para ficar em chamas. Termo usado principalmente no candomblé, mas também em outras religiões afro-brasileiras.