Vale do Amanhecer
Segundo o Livro Essencial de Umbanda, o Vale do Amanhecer é: “Religião sincrética que tem seu marco, no plano terreno, no ano de 1959, com os desdobramentos de sua fundadora carnal, Tia Neiva, e aprendizados no Tibete, com o Mestre Humahã.
Vale dos Orixás
Localizado em um terreno de 21 alqueires, o Vale dos Orixás é um local em que fiéis e terreiros podem fazer seus trabalhos espirituais com privacidade e segurança.
Vela de batismo
Uma vela branca e comprida, simples ou decorada, com cerca de 30 centímetros de comprimento, usada no ritual de batizado de crianças e adultos na umbanda.
Vela de quarta
Vela de uso exclusivo religioso. Tradicionalmente usada pela Igreja Católica, é também adotada na umbanda, especialmente em obrigações para os orixás.
Velas
O uso de velas na umbanda, na quimbanda, no catimbó/ jurema etc. é uma influência do catolicismo, que costuma usá-las para homenagear seus santos.
Vinho tinto
Em alguns terreiros de umbanda, é uma bebida servida para pretos-velhos e caboclos. Em especial o vinho moscatel.
Vodu
Religião haitiana sincrética, que combina elementos de catolicismo e de religiões africanas.
Vodunce
Vodunce é um termo usado no candomblé de nação Jeje, para designar o filho de santo que já cumpriu sua obrigação de sete anos. Equivalente ao ebômin da nação Ketu.
Voduns
Voduns é como são chamadas as divindades do povo fon. No Brasil, são cultuados no candomblé de Nação Jeje e no Tambor-de-Mina.