Guiné é uma das melhores folhas para banhos de defesa e descarrego

Guiné é uma das melhores folhas para banhos de defesa e descarrego

Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico do guiné?

Orixá: Principalmente, Oxóssi e Ogum. Também, Exu e Orumilá.

Outros nomes populares: guiné pipiu, erva-guiné, erva-tipi, erva-de-alho, tipi-verdadeiro

Nome yorubá: Ewé Ojúùsájú

Nome científico: Petiveria alliacea L., Phytolaccaceae

Elemento: Terra

Classificação: Quente

A guiné é uma folha muito usada nos terreiros de todo o Brasil para banhos de descarrego, contra magias negras, demandas espirituais (feitiços), olho gordo e espíritos negativos e obsessores. Também é usada para sacudimentos (bate-folhas) de locais e pessoas, defumações e práticas de benzimento. E com a sua madeira é possível confeccionar figas e amuletos de proteção.

Com tantos usos assim, não é à toa que essa é uma das folhas mais usadas por adeptos da umbanda e do candomblé!

Que tal colocar um vaso com um pé de guiné perto da porta de entrada da sua casa? Essa medida vai proporcionar proteção, da mesma maneira como se faz com vasos de Espada-de-São-Jorge. Melhor ainda, que tal colocar as duas? Além de tudo, vai ficar muito bonito!

Mas proteção e descarrego não são os únicos usos dessa planta. A guiné também é usada em trabalhos de abertura de caminhos e prosperidade, principalmente quando associada a outras folhas com essa mesma finalidade.

Ela também pode ser usada nas obrigações de cabeça dos filhos de Oxóssi. E considera-se que é uma planta que atrai os caboclos, sendo assim muito presente em giras de umbanda por essas entidades, assim como por pretos-velhos e exus.

No culto de Ifá, essa folha é usada em feitiços para obter o respeito das Ìyamí, segundo Pierre Verger.

Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!

Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.

Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!

Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.