As religiões de matriz africana, incluindo a umbanda e o candomblé, estão entre as mais inclusivas no Brasil em todos os aspectos. Por isso, em nossos templos costuma haver grande respeito à diversidade sexual. Terreiros são locais seguros em que LGBTs podem ser quem são sem serem discriminados e sem qualquer tentativa de “cura gay” ou algo que o valha. Pensando nisso, para promover e reforçar ainda mais essa característica das nossas religiões, o Caminhos do Axé criou o selo “Terreiro LGBTQIA+ friendly”.
O selo foi desenvolvido atendendo a pedido da Mãe Aline Camargo, C.C.T (Comandante Chefe de Terreiro) da Tenda de Umbanda Caboclo Risca Fogo, localizado na zona sul de São Paulo. Foi inicialmente aplicado à página do terreiro no Facebook para deixar claro à comunidade que lá pessoas de todas as orientações sexuais são bem-vindas e respeitadas.
Após o desenvolvimento do selo, foi decidido que ele deveria estar disponível para download e uso gratuito de todos, para que dirigentes de qualquer terreiro possam usá-lo em suas redes sociais, sites e onde mais quiserem. Não é necessário pedir autorização. Basta baixar o arquivo abaixo e aplicar em suas peças à vontade.
Há duas versões do selo: uma com fundo branco e outra com fundo transparente, para se adequar às necessidades de cada um.
Caso queira, comunique-nos ao usar o selo e divulgaremos o link do seu terreiro (site e redes sociais) ao final desta matéria. Vamos nos unir para promover a diversidade, a inclusão e o respeito ao próximo. O amor não discrimina, o amor une.
Para nos comunicar o uso do selo, envie uma mensagem por meio do nosso formulário de contato. Incluiremos os dados do seu terreiro o quanto antes.
Baixe já o selo “Terreiro LGBTQIA+ friendly” (clique com o botão direito do mouse em cima da imagem escolhida e depois em “salvar imagem como”):