Ervas

Manjericão (de folha miúda e de folha larga)

0

Grande equilibrador da alma, o manjericão proporciona limpeza espiritual e boas energias!

Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico do manjericão?

Orixás: Iemanjá e Oxum (ambas as variedades – de folha larga ou miúda). Oxalá (apenas a de folha larga). Para Adriano Camargo, ambas as variedades estão associadas a todos os orixás.

Outros nomes populares da variedade de folha miúda: Manjericão comum, basílico, erva-real, alfavaca, favaquinha, favaca-de-cobra

Outros nomes populares da variedade de folha larga: Manjericão-grande, manjericão-de-molho

Nome yorubá da variedade de folha miúda: Efínrín kékéré

Nome yorubá da variedade de folha larga: Efínrín (“sopro molhado”)

Nome científico: Ocimum minimum L., Labiatae (variedade de folha miúda). Ocimum basilicum L., Labiatae (variedade de folha larga)

Elemento: Água, ar

Classificação: Fria

O manjericão-de-folha-larga e sua variedade de folha miúda possuem basicamente os mesmos usos espirituais. A única diferença é que para alguns autores apenas a variedade de folha larga está associada ao orixá Oxalá (sendo que para Adriano Camargo ambas estão associadas a todos os orixás, mas principalmente às Iabás ligadas ao elemento água – Iemanjá, Oxum e Nanã). Outras plantas semelhantes (como alfavaca, manjericão roxo e manjerona) possuem usos diferentes.

Essa folha é grande equilibradora da alma, da mente e das emoções, proporciona calma e paz interior e é fortalecedora do espírito. Maravilhosa para amacis, pois favorece a conexão com vibrações espirituais sutis. Pode ser usada em banhos de cabeça de todos os orixás e em rituais iniciáticos. Também serve para lavar guias (colar de contas). Proporciona ainda grande purificação do corpo e do perispírito do filho de santo.

Sendo uma folha ligada a vibrações espirituais sutis e evolutivas, o manjericão atrai a sorte, prosperidade, a felicidade, o amor e a amizade. Assim como ajuda na recuperação da saúde. Enfim, tudo o que pode haver de bom na vida do filho de fé.

Também proporciona alguma proteção espiritual e afasta obsessores, principalmente quando associada a outras folhas mais específicas para esse fim.

Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!

Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.

Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!

Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.

Inhame (cará)

Next article

Comments