Ervas

Espada de São Jorge

0

Grande folha de Ogum, a Espada de São Jorge oferece proteção e proporciona coragem

Vamos conhecer um pouquinho sobre o uso espiritual e mágico da Espada de São Jorge?

Orixá: Principalmente, Ogum e Oxóssi. Também pode ser usado por Ossaim, Iansã e Iemanjá.

Outros nomes populares: Espada de Ogum, língua-de-sogra, rabo-de-lagarto, sansevéria, bastão de ogum.

Nome yorubá: Ewè idá òrisá (“Folha Espada de Orixá”) / Pasan kori ko

Nome científico: Sansevieria trifasciata Hort. ex Prain., Liliaceae. Também: Sansevieria guineensis Gér. et Labr. ou Sansevieria zeylanica Hort.

Elemento: Terra ou fogo, a depender do autor.

Classificação: Quente

É uma das principais folhas de proteção espiritual, descarrego e corte de demandas. Corta energias negativas e espanta espíritos negativos. 

Muito usada em banhos do pescoço para baixo, tomando-se o cuidado de fazer o banho em água fervente, e não quinado em água fria. Esse cuidado é importante para evitar possíveis alergias e coceiras na pele. Ainda assim, algumas pessoas mais sensíveis podem ter reações alérgicas e devem evitar banhos com essa planta. Convém não jogar o banho na cabeça, para que não se corra o risco de causar reações mais fortes se a água entrar em contato com os olhos ou a boca.

Por tradição, para ferver essa folha deve-se cortá-la em 7, 14 ou 21 pedaços.

Além de banhos, pode-se usar essa folha em sacudimentos (bate-folhas) de pessoas e ambientes, e em defumações. Plantada em um vaso, pode ser usada para proteção do local. Há ainda quem coloque duas dessas folhas cruzadas sob o colchão, embaixo de quem vai dormir, para protegê-lo.

Essa planta não apenas espanta o que é ruim, como também atrai a prosperidade, abre caminhos e estimula a coragem.

Aprenda mais sobre o uso espiritual das plantas!

Gostou dessa explicação? Então saiba mais sobre o uso das ervas nas religiões de matriz africana no nosso ervário online. Clique aqui para acessar.

Contribua com o ervário do Caminhos do Axé!

Que tal contribuir com essa explicação? Se você acha que poderíamos incluir mais informações sobre o uso espiritual dessa planta, ou se acredita que tenha encontrado um erro, informe-nos pelo nosso formulário de contato. Clique aqui e nos mande a sua sugestão.

Dandá-da-costa

Previous article

Comments